segunda-feira, 19 de julho de 2010

Carboidrato: isso é açúcar!

Quando se fala em açúcar todo mundo lembra do brigadeiro, do mousse, do quindim, das balas de goma e logo a memória trás à tona o sabor doce de todos esses alimentos. Mas, estou aqui para lhe contar que o pão, a batata, o arroz, o milho, a massa da pizza, a e muitos outros alimentos, embora não tenham o sabor adocicado, também são açúcares. Esse açúcar, presente nos doces, nas frutas e nas massas, é chamado de CARBOIDRATO.
Como já diz o nome, são hidratos de carbono e correspondem à biomolécula mais abundante do planeta. Estão presentes em inúmeros alimentos que ingerimos e em nosso corpo, nos proporcionando a energia de que precisamos para viver. Além da função energética imediata, desempenha o papel de reserva de energia e é usado como matéria-prima para a síntese de outras moléculas necessárias ao organismo.

A química simplificada:

Os carboidratos são divididos em grupos ou tipos, dependendo do tamanho da cadeia do carboidrato, assim temos: as formas simples de carboidrato, que são os monossacarídeos e dissacarídeos, sendo os representantes de monossacarídeos: a glicose, frutose e galactose e dos dissacarídeos: a sacarose e a lactose; e formas mais complexas de carboidratos, que são os oligossacarídeos,agrupamentos de 3 a 10 monossacarídeos e polissacarídeos, cadeia muito grande, cujos representantes são o amido e as fibras, que necessitam ser “quebrados” na digestão para serem absorvidos, mesmo que parcialmente como é o caso das fibras.

Como ele se comporta no seu corpo?


Os carboidratos consumidos são degradados na digestão até serem reduzidos a glicose e, aí sim absorvidos no intestino e distribuídos às células dos músculos e fígado, onde são armazenados na forma de glicogênio, uma fonte de energia que será liberada conforme a necessidade do organismo.
Quando o estoque de glicogênio dentro das células musculares está completo e os níveis sanguíneos de glicose estão adequados em relação ao necessário para a produção de energia, a glicose é prontamente convertida em gordura e armazenada como triglicerídeos (tipo de gordura) nas células do tecido adiposo.
Os carboidratos de alto índice glicêmico, ou seja, aqueles com capacidade de fornecer glicose rapidamente à corrente sanguínea, invadem a circulação e podem ser ingeridos por atletas durante e após o exercício físico. Já aqueles com índice glicêmico de baixo à moderado, entram lentamente na circulação sanguínea e devem ser consumidos antes do exercício físico, pois fornecem energia contínua.
Todas as pessoas necessitam de carboidratos na dieta, pois na sua falta o indivíduo terá sintomas como fraqueza, indisposição e hipoglicemias (baixo açúcar no sangue). Em caso de jejum prolongado de carboidratos, o corpo passa a extrair dos músculos parte da energia necessária como forma alternativa de obtenção de energia, por isso, deixe de lado a tal "dieta do carboidrato", pois você necessita dele para viver saudavelmente. Em contrapartida, todas as pessoas, em especial OBESOS e DIABÉTICOS, devem ter moderação ao consumir carboidratos, principalmente nas formas refinadas, polidas e o próprio açúcar.

Vídeo ilustrativo:

Digestão de Carboidratos from Igor Martins on Vimeo.



Os representantes:

Frutose (contida nas frutas), açúcar de mesa e mel representando o grupo de carboidratos simples e arroz, pão, massas, tubérculos em geral, como batata, inhame, mandioca, mandioquinha e fibras representando os carboidratos complexos.

Dica:

Para finalizar, fica a dica: se quiser ter uma alimentação balanceada e não quiser ganhar alguns quilos indesejáveis, procure ingerir apenas uma porção de carboidrato a cada refeição. Não misture muitos alimentos do mesmo grupo alimentar em seu prato. Por exemplo, se consumir arroz, não coma batata na mesma refeição ou, se quiser ingerir os dois, diminua a quantidade de cada um dos alimentos para que você não saia fora da quantidade de carboidratos recomendada por refeição. O segredo está no equilíbrio e na moderação ao consumir esses açúcares!

Matérias relacionadas:

*http://www.patriciafan.com/2010/04/dieta-rica-em-pao-branco-pode-aumentar.html

*http://www.heart.org/HEARTORG/GettingHealthy/NutritionCenter/HealthyDietGoals/Sugars-and-Carbohydrates_UCM_303296_Article.jsp




Obrigada pela sua atenção!
Comentem, dêem sugestões de tamas e não esqueçam de responder a enquete no final da página!

Até a próxima!!!!



Texto escrito com base nos conhecimentos adquiridos na aula de química de biomoléculas, prof Paolo Di Mascio.
Bibliografia consultada: Lehninger, Principles of Biochemistry.
Revisado por: Patrícia T. Fan, nutricionista. (http://www.patriciafan.com/)

7 comentários:

  1. Ai que linda a minha pequena!
    Quanta coisa vc já sabe...
    A cada dia me surpreendo com vc.
    Parabéns amor.
    Mame.

    ResponderExcluir
  2. Drizóka!
    Fantástica a postagem!=)
    Amei!Aliás agora vou continuar seguindo as dicas...aqui em casa meu pai pega no meu pé porque eu sempre misturo alimentos do mesmo grupo no prato...hehe...se tem batata eu gosto de comer arroz junto, e ele sempre fica falando pra não ficar misturando carboidrato com carboidrato...mas agora como eu tenho a dica precisa de uma futura nutricionista de muito sucesso, vou evitar cometer esses erros na alimentação!

    Parabéns Dri...você vai longe!
    Beeeijo

    ResponderExcluir
  3. Então quer dizer que nhoquê é uma bomba?

    ResponderExcluir
  4. Depende...
    Se você comer só o nhoque não. Agora, se misturar com batata, arroz, e pizza...tudo junto na mesma refeição vira uma bomba sim! rs

    ResponderExcluir
  5. Gorran, udon e lamen é um pecado dizer que é bomba!
    Bom demais!!!

    ResponderExcluir
  6. Ai que lindo o seu blog!!
    Adorei, vc é linda!!

    ResponderExcluir
  7. AMIGAAAAAAAA
    vou estudar pro vestibular pelo seu blog!!
    hahahhaa
    muuuuuuuuuuito bom...estou adorando!

    Beijooos
    Gábi

    ResponderExcluir