quarta-feira, 14 de julho de 2010

Extra!!! Sobre o curso de Nutrição da USP

À pedidos, resolvi escrever um post extra sobre o curso de Nutrição. Imagino que, além dos que pediram, muitas pessoas queiram prestar vestibular p/ essa carreira e tenham curiosidade de saber mais sobre a universidade e sobre o curso, da mesma forma que eu queria quando estava aí no lugar de vocês.
Vamos lá!

Os últimos 6 meses foram uns dos melhores da minha vida. Estar na USP, no curso que eu queria me faz muito feliz. Devo confessar que o curso e a universidade superaram as minhas expectativas. É comum ouvirmos que a USP, por ser uma universidade pública, tem muitas deficiências e deixa a desejar em algumas coisas, mas eu, particularmente, me surpreendi ao ver que tudo o que precisávamos para ter um bom desenvolvimento no curso estava ali, à nossa disposição.
Não vou generalizar, mas para o meu curso os laboratórios dispunham de tudo aquilo que era necessário para as aulas, a maioria dos professores foram muito bons e as oportunidades dentro da universidade são inúmeras. É claro que existem falhas, como qualquer universidade, mas nada que atrapalhe o desempenho do curso.
Nesse começo temos a maioria das aulas em diversos institutos da Cidade Universitária e poucas na nossa unidade: Faculdade de Saúde Pública (FSP), localizada próxima ao HC. A FSP é um lugar delicioso e dispõe de um jardim bem grande em plena São Paulo! A FSP é nossa queridinha! rs.
Pediram que eu falasse as coisas boas e as dificuldades desse primiero semestre. Uma "dificuldade" p/ mim foi almoçar no bandeijão da Cidade Universitária! haha. A comida não é boa. Eu não dei sorte de comer lá em dia de Strogonoff, que todo mundo elogia, mas quase todas as vezes que comi lá não gostei. Mas quando se tem que economizar, como é o caso da maioria, o jeito é almoçar lá mesmo, por 1,90! Uma boa notícia é que nós da Nutrição temos à nossa disposição o bandeijão da FSP que é pequeno e reservado só p/ alunos e funcionários da unidade, então, como a comida é feita pra menos pessoas, temos a impressão de que ela é feita com mais cuidado, amor e carinho. Lá é uma delícia! rs
Os veteranos falam que esse primeiro semestre é o mais sossegado. As matérias são um pouco puxadas, mas são poucas: anatomia, química de biomoléculas, histologia, biologia (com enfoque em genética) e sociologia aplicada à Nutrição. A mais difícil, na minha opinião, é histologia. Todas as matérias são muito legais e produtivas, mas sociologia desagrada um pouco o pessoal, por se aproximar mais das humanas e sair um pouco do foco das biológicas, mas ela tem um enfoque social e cultural relacionados à Nutrição que é interessante. A dificuldade das matérias me surpreenderam um pouco. Achei que fosse mais fácil, mas nada que estudar não resolva!
Em relação ao pessoal, todo mundo da Nutri é muito gente boa. O pessoal é super solícito e, como são 80 vagas por ano, não tem tanta gente assim, então a maioria se conhece! Não tem muitos meninos no curso. Pelo que eu sei, no ano que bateu record tinham 18 meninos, em 80 vagas.
Quanto as oportunidades na usp, elas são inúmeras: iniciação científica, ligas universitárias, jornadas universitárias, empresa júnior (Nutri Jr.), nutritiva, atlética, CAER, e por aí vai...
Tudo isso vocês descobrirão o que é quando entrarem p/ o melhor curso de Nutrição do país!
As vezes eu penso que estou lá há apenas 6 meses e posso estar deslumbrada com tudo aquilo, talvez o meu conceito mude até o final do curso. Mas eu disse aqui tudo o que eu realmente estou achando sobre o curso e sobre a universidade nesse momento. Eu estou amando, estou super satisfeita e aconselho você, que se interessa mesmo pela área, a não perder tempo! Estude e venha ser feliz na Nutri-USP!!!

Qualquer dúvida, me mande um email ou acesse: www.fsp.usp.br

Até segunda, com o próximo post sobre CARBOIDRATOS!

3 comentários:

  1. adorei o post.....é o que o pessoal costuma falar na comunidade mesmo....td mto bom, mto bem!!
    é bom fazer o que a gente gosta e, principalmente, ONDE gosta!
    até o próximo post!

    ResponderExcluir
  2. Afilhada querida!
    Amei o seu post! Você é muito expressiva nas palavras e sinto muito orgulho em ter escolhido uma garota tão sensível e inteligente para "apadrinhar".

    Sei que muitas vezes eu não sou um padrinho presente, pois 2° ano de facul + estágio + Atlética não é pra qualquer um. Mas, na medida do possível, sempre estarei aqui para lhe ajudar em tudo o que quiser.

    Parabéns pelo seu blog, mas, antes de mais nada, parabéns por ser você, essa garota especial chamada Adriana Carrieri.

    Um grande beijo,
    Do padrinho Lú.

    ResponderExcluir
  3. Oi Driiii
    Que maneira agradável e inteligente de se expressar, princesa!!!
    És de fato uma pessoinha encantadora, de sábios gesto humanos, que pouco vemos nos seres de hoje, pq estão muito ocupados em coisas sem cor e sabor...hehe
    Amei....Parabéns mais uma vez Driii
    Te adoro.....
    Belo fds....
    Aguardarei o próximo post...pois saberei que mais ensinamentos virão!!
    Beijãoooooooooooooo

    ResponderExcluir