terça-feira, 26 de outubro de 2010

Você sabe a real diferença ente light e diet?


Como sempre, a falta de tempo tem me impedido de publicar mais posts aqui no blog, mas sempre que dá eu passo por aqui. Hoje resolvi fazer um breve esclarecimento sobre os produtos light e diet.

A maioria das pessoas e, inclusive eu até pouco tempo atrás, acreditam que os produtos diets são aqueles "sem açúcar", enquanto os lights são os "sem godura". Na verdade não é bem assim.

O termo diet significa que houve a retirada TOTAL de algum nutriente, que não necessariamente será o açúcar. Pode ser retirada total de sal, de gordura ou de algum outro nutriente, como o próprio açúcar. O que acontece, muitas vezes, é que o conceito errado de que diet é sempre "sem açúcar" leva um número muito grande de diabéticos a consumirem produtos que levam o diet na embalagem, mas não são isentos de açúcar e sim de outro nutriente, como sal, por exemplo. Ou seja, pensam que estão consumindo um produto apropriado para eles, quando na realidade não estão.

Por isso, a nutricionista Dra. Roseli Rossi orienta para que todas as pessoas com restrições dietéticas que possuem o hábito de consumir alimentos diets olhem sempre os rótulos e vejam a isenção de qual substância torna o produto diet. Se é o açúcar, o sal, a gordura, enfim...

Já os produtos lights tem redução calórica de pelo menos 25%, ou pela diminuição de gorduras ou de açúcares. Não é necessariamente a ausência de gorduras como se pensa.

Pensando assim, um produto que é diet por isenção de açúcar acaba sendo light, pois se não tem açúcar tem menos calorias e, consequentemente, é light!

Espero que as dicas tenham ajudado!
Até a próxima!!!



Conceito aprendido durante aula no Ambulatório de Obesidade Infantil do HCFMUSP.

2 comentários:

  1. Essas pequenas diferenças (nem tao pequenas assim) fazem uma baita diferença ao longo tempo pra nossa saúde ! Os rótulos as vzs passam despercebidos e aprender a lê-los nos faz pensar antes de sairmos comprando tudo o que vemos pela frente =)) mto legal o post !

    ResponderExcluir