segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Estilo de vida e os alimentos funcionais:


A sociedade moderna tem se tornado cada vez mais complexa, modificando os padrões de vida. Com a correria e a as atividades impostas pela contemporaneidade, as pessoas não se alimentam de forma adequada e, frequentemente, mostram sintomas de cansaço, fadiga, irritação, maior índice de doenças não transmissíveis e, até mesmo, depressão. Além disso, vivemos a era da medicalização, em que o uso de farmacos tornou-se banalizado. Pessoas utilizam remédios sem prescrição médica e, até mesmo, para prevenir doenças e dores, ao invés de fazer do alimento, algo tão comum na vida de todos, uma forma de prevenir inúmeros males relacionados à saúde.

O estado nutricional de populações vivendo em países industrializados pode ser mostrado de forma clara pelas tendências desfavoráveis de alimentação, como o consumo excessivo de gorduras saturadas e trans, açúcar e sal, além da diminuição considerável do consumo de alimentos benéficos à saúde. Então temos dois problemas: Não bastasse o aumento no consumo de "alimentos ruins", houve também a diminuição do consumo de "alimentos do bem". Não é de se estranhar que a incidência de doenças crônicas não transmissíveis (obesidade, diabetes, hipertensão e câncer) aumente a cada ano.

Para não sermos tão pessimistas, vale lembrar que a preocupação com a saúde vem crescendo pouco a pouco em meios aos indivíduos, todavia sabemos que mudar hábitos alimentares e estilo de vida não é algo simples e rápido, mesmo as pesquisas indicando dados assustadores de que um terço dos casos de câncer está relacionado à dieta inadequada.

Mas, apesar das estatísticas indicarem que a maioria dos povos não possuem uma alimentação adequada, a baixa incidência de doenças em alguns povos chamou a atenção de pesquisadores para a dieta desses grupos, como é o caso dos esquimós e dos japoneses. Com suas alimentações baseadas em peixes e produtos do mar, ricos em ácidos graxos poliinsaturados, esses grupos apresentam ótima saúde cardiovascular.

Ou seja, a partir de estudos com o estilo de vida de povos que tinham saúde exemplar juntamente com uma dieta adequada, passou-se a estudar funções específicas de alguns alimentos, que foram chamados alimentos funcionais. Eles fazem parte de uma nova concepção de alimentos que podem ajudar a prevenir as doenças que nos ameaçam e a melhorar a qualidade da saúde das pessoas, além de minimizar sintomas comuns do dia-a-dia como fadiga, o cansaço e a irritação.

É realmente importante cada um começar a ter consciência de que para prevenir doenças é importante adotar todo um estilo de vida balanceado: noites bem dormidas, equilíbrio emocional, exercício físico e ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL que, sem dúvida, tem um peso maior do que imaginamos na prevenção e na terapia de inúmeras doenças.

Assim, a frase "Deixe o alimento ser o seu remédio e o remédio ser seu próprio alimento", exposta por Hipócrates há cerca de 2500 anos, está recebendo um interesse e sentido cada vez maior a medida que as pesquisas mostram quão grande é a intervenção dos alimentos na saúde, em especial dos famosos alimentos funcionais.


Mas enfim, qual a definição de Alimento Funcional?

Existem diferentes definições em diferentes países sobre o que é alimento funcional, mas todas elas convergem para uma definição ampla do assunto que resume: "Os alimentos funcionais são aqueles que apresentam propriedades benéficas além das nutricionais básicas, sendo apresentados na forma de alimentos comuns". Ou seja, eles são alimentos do nosso cotidiano, não são fórmulas criadas e, além disso, a definição aponta "propriedades benéficas além da nutrição" pelo fato desses alimentos não proporcionarem apenas energia ao organismo, mas sim por terem propriedades específicas que podem auxiliar na prevenção de doenças e na regulação das funções corporais.


Alguns alimentos que podem ser chamados funcionais pelas propriedades que apresentam:

- Alecrim
- Alho
- Aveia
- Cacau
- Chá verde
- Gengibre
- Linhaça
- Oleaginosas
- Orégano
- Soja
- Tomate
- Uva e Vinho
- Vegetais crucíferos
- Arroz Inegral
(Trataremos de alguns deles especificamente em posts posteriores)


Mas só comer alimentos funcionais é suficiente?

Sem querer ser repetitiva, não basta adotar um alimento funcional, por exemplo o alho, e só comer alho, sem igerir outros alimentos funcionais e sem adotar toda uma dieta equilibrada. Não vale fingir que está sendo saudável e "botar o pé na jaca" com o resto. A alimentação funcional só é funcional se combinada com uma boa qualidade de vida, na medida do possível.
É difícil falar em qualidade de vida na cidade de São Paulo, em que a poluição atmosférica sonora e a correria imperam, mas por outro lado São Paulo é uma cidade que dispõe de inúmeras academias, parques e profissionais que podem te auxiliar a conciliar correria e uma boa qualidade de vida. É importante estar consciente do poder desses alimentos funcionais, se associados a todo um equilíbrio físico e mental do indivíduo.




Se quiserem dar sugestões de temas, estou aberta às propostas.

Muito obrigada e até segunda!!!

Um abraço.



Texto escrito com base nos conhecimentos adquiridos na aula de Promoção da Saúde, profª Elaine de Azevedo.
Referência: Dolinsky, Menuela. Nutrição Funcional. (2009) - Editora Rocca.
Revisado por: Dra Fernanda Granja, Nutricionista Funcional (http://www.drafernandagranja.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário