segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Os rótulos dos alimentos...


As informações contidas nos rótulos dos alimentos te ajudam a escolher o produto certo quando for às compras. Produtos iguais mas de diferentes marcas possuem características diferentes que devem ser informadas nos rótulos a fim de o consumidor ter acesso às características de cada um e poder escolher conscientemente qual produto é melhor para si. Para isso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) atua como órgão responsável pela regulação da Rotulagem de Alimentos Industrializados. O objetivo das regulamentações impostas pelo órgão é justamente garantir produtos de qualidade e em boas condições de higiene, visando a manutenção da saúde.

Bem, então vamos começar a entender passo a passo todos os ítens obrigatórios e proibidos em um rótulo:


O que deve aparecer?

- O nome do produto;
- Lista de ingredientes em ordem decrescente de quantidade, isto é, o ingrediente que estiver primeiro é o que está em maior quantidade e o que estiver por último estará em menor quantidade;
- Quantidade do protudo em quilogramas (kg), gramas (g) ou mililitros (ml);
- Prazo de validade (dia e mês para produtos de duração menor que três meses; mês e ano para produtos cuja duração é superior a 3 meses);
- Identificação do lote ;
- Identificação da origem do produdo;

Em 2001, entretanto, tornou-se obrigatório um ítem importante ao rótulo que hoje é comum a nós, mas antes desta data era ignorado pela maioria: a tabela Nutricional.


O que é proibido?


Com o objetivo de auxiliar o consumidor na escolha de seus alimentos, evitando que ele possa se enganar na hora das compras, foram regulamentadas algumas informações que os rótulos de alimentos não podem declarar. São elas:

- palavras, sinais ou desenhos que possam tornar a informação do rótulo falsa, insuficiente, incompreensível ou que induza ao erro;
- atribuir ao produto qualidades que não possam ser demonstradas;
- Destacar a presença ou ausência de componentes que são próprios dos alimentos. Por exemplo, declarar que leite, queijos e iogurtes são ricos em cálcio, pois todos essas alimentos já são ricos em cálcio ou ainda, declarar que óleo vegetal apresenta vitamina E, pois todo óleo vegetal apresenta vitamina E.
- Indicar que algum alimento possui propriedades terapêuticas e medicinais
- Afirmar que o produto possui ação curativa.


Informação nutricional:

Nela você deve encontrar as seguintes informações: Valor calórico, Quantidade de Carboidratos, Proteínas, Gorduras Totais, Gorduras Saturadas, Colesterol, Fibra Alimentar, Cálcio, Ferro e Sódio.
É importante estar atento à porção determinada. Todos os valores da tabela serão calculados em relação a ela. Muitas pessoas não se atentam ao detalhe da porção determinada na parte superior do rótulo e acham que os valores da tabela nutricional correspondem ao pacote inteiro de biscoitos ou ao tablete inteiro de chocolate.
Outro ponto a ser esclarecido é o que significa %VD. Isso nada mais é que o percentual que a aquela porção contribui para atingir os valores diários de cada grupo alimentar. Então, por exemplo, 1 copo (200ml) de leite integral possui 10 g de carboidratos que correspondem a 3% da quantidade de carboidratos que deve ser ingerido por dia baseando-se em uma dieta diária de 2500 Kcal.


O que é caloria?

Caloria é a energia que vem dos alimentos e o nosso corpo utiliza para inúmeras atividades. As calorias são calculadas a partir da energia que gorduras, carboidratos e proteínas presentes no alimento podem nos fornecer.


O que é mais importante olhar na tabela nutricional?

Na verdade todos os ítens presentes no rótulo são de extrema importância e relevância para a saúde do consumidor.
Mas alguns passos a seguir são: Olhar o prazo de validade e, em seguida, ir para os ingredientes. Se você for alérgico a alguma substância comumente encontrada nos alimentos, procure ver se ela está presente. Se não for alérgico, passe para o próximo passo que é observar o ingrediente em maior quantidade que, como dito acima, estará em primeiro lugar na lista de ingredientes. Ao fazer isso, verifique se esse ingrediente em maior quantidade é benéfico ou maléfico à saúde e leve isso em consideração na hora de decidir se vai ou não levar o produto.
Feito isso, procure observar que lugar da lista de ingredientes os aditivos químicos ocupam e prefira aqueles alimentos cujos aditivos ocupem os últimos lugares, o que indica que eles estão presentes em menor quantidade, ou aqueles em que os aditivos não estão presentes.
Em seguida parta para a tabela nutricional. Analise a quantidade de gorduras saturadas, trans e sódio e procure o produto com as menores quantidades desses ítens. Em seguida procure aqueles que possuam micronutrientes benéficos às saúde, como ferro e vitaminas, e dê preferência a eles.
Enfim, procure explorar todo o rótulo que é posto à sua disposição e contém informações verdadeiras regulamentadas pela ANVISA. É comum e quase involuntário pegarmos o rótulo e irmos direto para a tabela nutricional olhar as calorias e a porcentagem de gorduras e nos esquecemos de observar elementos tão maléficos quanto, como é o caso dos aditivos alimentares (conservantes, aromatizantes, espessantes, edulcorantes, etc). Muitos vão dizer: "Mas se eu for me preocupar com tudo isso não como mais nada". Realmente, vivemos uma época em que é difícil conseguir uma alimentação totalmente saudável, mas cabe a nós nos esforçarmos para, pelo menos, diminuirmos a quantidade de "coisas ruins" que ingerimos . Não custa nada dar uma olhada no rótulo e optar pelos pelos mais saudáveis possível.


Por hoje é só!
Aproveitem as dicas...

Espero por sugestões e comentários.



Referências: ANVISA, Manual de Orientação aos Consumidores (UnB e Ministério da Saúde)
http://www.anvisa.gov.br/rotulo/
Revisado por: Gabriel Cairo Nunes, nutricionista. (http://gabrielcaironunes.blogspot.com/)

2 comentários:

  1. Não há como fugir dos industrializados na correria em que vivemos hoje ! Então, prestar atenção nas informações dos rótulos das embalagens é essencial para quem se preocupa com a alimentação e a saúde ! Simples gestos e pequenas atitudes quando feitas cotidianamente são os determinantes da qualidade de vida!

    =D

    ResponderExcluir
  2. Adoro seus comentários, Elisaa!!!

    ResponderExcluir