quinta-feira, 16 de setembro de 2010

EXTRA!!!!!!!

Hoje foi o meu primeiro dia na Liga de Obesidade Infantil do Hospital das Clínicas - FMUSP.


O que é uma Liga?

As Ligas Acadêmicas são grupos de alunos e professores que realizam atendimentos a pacientes com um problema específico e possuem atividades didáticas, como aulas, cursos, discussões e pesquisa.


Como participar?

Geralmente antes das ligas existe um curso relacionado ao assunto da liga e geralmente as ligas selecionam através de prova e/ou entrevista.
Algumas das ligas estão no site: http://www.dcfmusp.com.br/ligas.htm
Geralmente as ligas são direcionadas para os cursos de graduação que "tem a ver" com o assunto. A de Obesidade, por exemplo, é direcionada aos alunos de graduação em Nutrição.


Como é a Liga de Obesidade Infantil?

Consiste em tratamento clínico ambulatorial supervisionado de pacientes - crianças e pré-adolescentes - com Obesidade e Síndrome Metabólica.


O que vamos fazer lá?

Por enquanto as novas estagiárias - como fomos chamadas - vamos só acompanhar as veteranas da liga nas consultas para aprendermos os métodos utilizados e os procedimentos a serem seguidos.
Conforme formos adquirindo experiência, iniciaremos o trabalho de atendimento dos pacientes.
A liga também oferece vagas de pesquisa científica na área, a qual é feita a partir dos dados colhidos no ambulatório.


Como foi o primeiro dia?

Foi fantástico. Sempre me interessei muito pelo assunto "obesidade" e adoro crianças, então unir as duas coisas está sendo muito gostoso!
As crianças são muito diferentes, umas mais receptivas, outras menos, umas super empolgadas com o desafio de emagrecer, outras menos, mas as três que acompanhei hoje me surpreenderam na adesão ao tratamento dietético, pois achei que elas fossem bem mais resistentes a isso.
É gostoso lidar com crianças porque elas são extremamente sinceras, contam tudo o que gostam, o que não gostam e inclusive desmentem as mães! rs
Como hoje foi só o primeiro dia não tenho muitos casos para contar aqui, mas posso dizer que eu adorei a experiência e tenho certeza que será muito importante para o nosso crescimento profissional.
Qualquer novidade postarei aqui p/ vocês.

Um abraço,

Até segunda!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário