segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Nutrigenômica: alimentação geneticamente personalizada



















Pode parecer clichê, mas a frase “Você é o que você come”, ganha cada vez mais força e credibilidade. Atualmente, a preocupação com a alimentação está presente no cotidiano de todos. Comer bem é essencial.

Um dos mais recentes estudos na área da nutrição é a nutrigenômica. Há mais ou menos dez anos, pesquisadores estudam a interação entre o genoma humano e os nutrientes dos alimentos visando promover a saúde por meio de uma dieta geneticamente personalizada.

Essa ciência busca entender como a nutrição compromete o equilíbrio entre e a saúde a doença por meio das mudanças na expressão e/ou na estrutura de um perfil genético individual. De maneira mais simples, pode-se dizer que é o estudo da relação entre o consumo de nutrientes e o código genético.

Assim, se os estudos evoluírem de maneira positiva, no futuro, quando você for se consultar com um nutricionista especialista na área, deverá apresentar o seu mapa genético para que ele indique qual a alimentação perfeita para o funcionamento ideal do seu organismo, pois neste mapa genético será checado como o seu metabolismo e todas as funções do seu corpo respondem a cada nutriente ingerido.

Munidos desses dados genéticos será possível que a dieta prescrita te ajude a emagrecer mais facilmente, a ser mais ativo e, de quebra, te ajude a não desenvolver câncer, diabetes, doenças cardiovasculares, etc

Entretanto, para isso são necessários mais estudos a fim de que essa ciência seja realmente eficaz e precisa. Os estudos crescem cada vez mais em busca de mais e mais conhecimentos na área.

A Nutricionista especialista em Nutrição Clínica Funcional e em Fisiologia do Exercício, pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), Daniela Jobst, aponta que “Por enquanto, o mapeamento genético só é feito nos EUA, mas aqui no Brasil, em três anos aproximadamente acontecerá um boom da nutrigenômica”.



O que será necessário quando essa ciência for colocada em prática no Brasil?

É preciso decifrar o código genético de cada indivíduo que quiser uma dieta geneticamente personalizada. Ele contém todas as informações necessárias para a manutenção do corpo humano. Nele é possível, por exemplo, identificar uma tendência patológica que pode algum dia se manifestar no seu organismo.


Os nutrientes interagem:

O projeto genoma, concluído em 2003, mapeou toda a sequência de genes humanos. Hoje os pesquisadores tantam identificar quais desses genes podem ser controlados por componentes alimentares e assim determinar os alimentos que prevenirão o aparecimento de doenças nos determinados organismos.


Alimentação saudável hoje e no futuro:

Sabe-se que a alimentação saudável - aquela sugerida pelos nutricionistas hoje em dia - já é eficaz na prevenção de inúmeras doenças, entretanto não sabemos, por exemplo, se o alho é tão eficaz no organismo de uma pessoa quanto no de outra e é essa a grande descoberta da Nutrigenômica. Com ela será possível delimitar quais alimentos serão realmente eficientes no organismo de cada pessoa e qual a quantidade perfeita de cada nutriente no corpo de cada pessoa individualmente.


Vamos aguardar o desenrolar dessa ciência tão fascinante!

Até mais!



Referências: Revista Viva Saúde - Número 82
http://genetica.ufcspa.edu.br/nutric/conteudo/nutrigenomic%205.pdf
http://www.nutrigenomicabrasil.org/

Um comentário:

  1. Adoro o jeito que você escreve, Dri! Faz com que o tema fique claro, acessível e gostoso de ler. Sei que não tenho entrado com frequência por aqui, mas adoro muito isso! Maior orgulho de te ter como afilhada!

    Beijão!

    ResponderExcluir